Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Demora em denunciar atraso de salário e atraso no depósito de FGTS não impede rescisão indireta, de acordo com a 5ª turma do TST

há 7 anos

A 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que, mesmo que o funcionário demore para denunciar o atraso de pagamento de salário e do depósito de FGTS, ainda assim possui direito a rescisão indireta.


O empregado, por ser considerado como a parte mais fraca da relação, mesmo que demore para denunciar o empregador, tem direito a ingressar na justiça com pedido de despedida indireta (rescisão indireta) e ter seu pedido julgado procedente.

A rescisão indireta ocorre quando o empregador comete falta grave na relação de trabalho e assim dá causa para rompimento do vínculo de emprego por parte do empregado. Assim, de acordo com a 5ª turma do TST, a demora para denunciar não quer dizer que houve o perdão por parte do empregado das condutas ilegais praticadas pelo empregador.

Para o ministro Barros Levenhagen, a ausência do recolhimento de FGTS configura falta grave e justifica a rescisão indireta por descumprimento do contrato (artigo 483, alínea d, da CLT).

Processo RR-352-84.2014.5.09.0003

CASTRO&MORAES ADVOCACIA

Drª. Michelly de Moraes Carneiro da Silva

  • Sobre o autorEspecialista em Direito do Trabalho, Empresarial, Civil, Previdenciário e ONG's
  • Publicações4
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações261
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demora-em-denunciar-atraso-de-salario-e-atraso-no-deposito-de-fgts-nao-impede-rescisao-indireta-de-acordo-com-a-5-turma-do-tst/433385824

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)